top of page

Censo da Educação Básica registra mais de 254 mil matrículas na região do Cariri em 2024

  • Foto do escritor: datajorcariri
    datajorcariri
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Juazeiro do Norte e Crato lideram o ranking, seguidas de Barbalha e Brejo Santo. Mauriti destaca-se com quase 25% do total da população matriculada na educação básica. 



Diógenes Luna



Mais de 254 mil estudantes estão matriculados nas escolas da região do Cariri. A maioria deles estuda em escolas de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Mauriti. Os municípios apresentaram os maiores números totais de matrículas na Educação Básica. Os dados são do Censo da Educação Básica de 2024, divulgado pelo Instituto Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação. 


Juazeiro do Norte concentra a maioria das matrículas na região. São quase 70 mil estudantes matriculados nas escolas do município. No Crato, são pouco mais de 34 mil. Barbalha e Brejo Santo seguem com uma diferença de cerca de 500 matrículas: 17.445 e 16.942, respectivamente. 


Mauriti destaca-se com mais de 11 mil matrículas na educação básica. O número corresponde a quase 25% da população total do município, que, de acordo com os dados do Censo do IBGE de 2022, é de 45.561 pessoas.



A educação básica compreende o ensino infantil, fundamental e médio. Anualmente, o Ministério da Educação realiza o levantamento dos dados do Censo da Educação Básica por meio da plataforma EducaCenso. Eles traçam um perfil de estudantes, docentes, gestores e escolas, com informações como número total de matrículas e de docentes por escola, estrutura física, equipamentos, acessibilidade entre outros.


Os dados do Censo da Educação Básica são divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É por meio deles que indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), são calculados.


O cálculo das verbas destinadas aos municípios decorrentes do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) também é influenciado pelo número total de matrículas de cada município. A distribuição delas por etapas, tipo de ensino e localização das escolas interferem no cálculo das verbas.


Distribuição das matrículas em Juazeiro do Norte


Em Juazeiro do Norte, 67,8% dos estudantes estão matriculados na rede pública de ensino. São 47.424 matrículas. As escolas municipais, que oferecem a educação infantil e fundamental, concentram a maioria dos estudantes da rede pública, com o total de 33.480 matrículas registradas no Censo.


Há 16 escolas públicas de ensino médio que pertencem à rede estadual, com 13.396 estudantes. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) também oferece ensino médio a 548 estudantes. Na rede privada, são 22.527 matrículas.



A maioria das matrículas, mais de 70%, foi realizada na rede pública municipal. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os municípios são responsáveis pelas etapas iniciais da Educação Básica. Desse total, 10% foram feitas em creches, 13,95% na pré-escola, 37,95% nos anos iniciais do ensino fundamental e 36,15% nos anos finais.


A rede estadual conta com 85,78% das matrículas no ensino médio (10.443). Na rede privada, estão 11,08% dos estudantes (1.349) e 3,14% no ensino federal (382). Compete aos Estados a responsabilidade pela etapa do ensino médio.


Em geral, Juazeiro do Norte registrou uma diminuição de 0,7% no número total de matrículas na educação básica no ano de 2024.


Comments


bottom of page